terça-feira, 9 de outubro de 2012

33 anos e já tenho minha cruz


Hoje comemoro 33 anos, idade famosa por ser atribuída a idade que Cristo foi crucificado. Mas mesmo nos dias de hoje sinto que tenho minha cruz, tentar melhorar a cada dia uma situação que não tive como escapar muito menos pequei para que isso acontecesse. Mas ficar desanimado? Sem perspectiva? Melhor é pensar no que farei para não ser crucificado também.

Aproveito e faço minha lista de prioridades, tento resgatar o que já conquistei, o que posso conquistar e auxilio aos leitores do Blog a tentarem fazer suas listas como uma exercício bacana de auto conhecimento:

1. O que conquistei até agora?
União familiar e meu entendimento pleno com meu pai, que só foi possível quando entendi porque ele me fazia muitas cobranças e eu não atendia pela minha condição. Ele também no momento que entendeu o TDAH soube que não dependia somente de mim e resgatou nossa amizade. Até porque os anos passaram e ele hoje enxerga o quanto perdeu trabalhando hiperativamente e não tendo momentos nossos, hoje ele está muito mais próximo.
Ainda conquistei uma profissão, que pode não ser a mais rentosa, de acumular fortunas, mas hoje consigo ter meu sustento moderado sem me sentir um inútil.
Estou morando em casa ainda mas aceitando a situação e achando muito boa, não me culpo mais por isso, até prefiro e acho muito mais saudável para mim.

2. O que ainda quero conquistar?
Sei que não adianta desejar fortunas nem grandes acontecimentos, então aceitei isso e cada vitória por menor que seja já é comemorada e me faz feliz.
Quero ainda meu canto, um local pequeno, aconchegante, minha individualidade, mas não fico mais ansioso de quando isso possa acontecer.
Quero viajar, para qualquer lugar, mas enriquecer meus olhos com novas paisagens.
Quero aperfeiçoar minha profissão, me tornar especialista e profundo entendedor de um ramo específico, isso me ajudará a não ter ansiedade em precisar saber de tudo, e trabalhar exatamente onde me sinto confortável e algo que sou apaixonado.

3. O que não conquistarei?
Não serei um exemplo da humanidade, um dos mais ricos do mundo, uma celebridade. Mas isso não almejo de verdade, acho que conviver com simplicidade e tendo o básico para me tornar feliz é o que desejo.
Não sofrerei por relacionamentos falidos, não terei alguém do meu lado por comodismo.

Ainda sobre esse exercício que fiz como sugeriu meu grande amigo Dr. Marcos, hoje já não o considero mais meu médico, porque temos uma cumplicidade maior que muitos amigos meus temos na verdade 3 GRANDES IDEAIS de vida, temos que enumerar e sem pressa. esses 3 são o máximo que qualquer pessoa pode almejar. Façamos assim um exercício mental. Eu mesmo tenho no meu caderno anotado, e conforme vejo que aquele desejo se torna recorrente no meu dia a dia coloco como ideal  Confesso que até hoje só completei dois, ainda me falta um. Impressionante como esse limite nos faz repensar e concluir o que é mesmo importante a nossa vida. Outra dica tirada das sessões: o dia é feito para atender NO MÁXIMO 6 COMPROMISSOS, mais que isso não temos condição, então não adianta lotar a folha da agenda que só iremos notar que atenderemos no máximo 6, isso nos ajuda a organizar as prioridade do dia e o que podemos delegar ao outro dia sem nos oprimir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Populares

Quem sou eu

Minha foto
Santa Maria, RS, Brazil
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cruz Alta (2003). Atualmente é mestrando da Universidade Federal de Santa Maria, na área de construção civil e conforto ambiental, profissional liberal já atuou junto a Administração Pública Municipal e membro diretivo da Sociedade de Engenharia e Arquitetura de Santa Maria - SEASM. Em outro Blog que gerencio administro uma discussão pessoal sobre outro aspecto de minha vida que a fez mudar de concepção e procurar ajuda e amizades no sentido de divulgar a importância de pessoas que como eu são diagnosticadas com TDAH (Deficit de Atenção).