terça-feira, 16 de outubro de 2012

Quarto do TDAH


Me ocorre de falar hoje sobre o quarto de um TDAH, as limitações e as dicas que podem auxiliar a ter uma dormitório organizado, o que para npis missão muito dificil. Sem alongar vou enumerar alguns fatos que podem auxliar a nossa melhor vivência:




1.       Sobre roupas que usamos uma boa alternativa é ter um cesto de roupas sujas no quarto outro no banheiro e se habituar a considerar sempre a roupa suja e não devolver ao armário se acha que ainda da pra usar mais um pouco (se fizer isso a organização interna do armário se desfez por completo), roupa tirada do armário não volta. Claro que se tiverem condições de usar ainda eu mantenho uma prateleira livre onde coloco todas ali e trato de usá-las em seguida pra colocar nos cesto.

2.     Tentar ser o mais “clean” em todos ambientes da casa. Não ter muito espaço de socar bagunça, ter locais com material específico decorativo, que não pode ser alterado. Isso me ajuda em que? Me obriga a dar um destino rápido a qualquer objeto sem utilidade, se não tenho onde colocar já reserva pra doação e até quem sabe lixo (no caso de revistas lidas e que não voltarei a ler).

Exemplo disso é meu quarto, por mais conforto que ele exija, eu tenho uma cama, um guarda roupas (com maioria em cabideiros, outro grande aliado para visualizarmos o que temos e evitar a bagunça das dobragens), um suporte de parede para tv e um bidê (que já esta com a gaveta pequena abarrotada de coisas porque foi o único local que não achei utilidade imediata).

3.    Destinar um tempo todos os dias, antes de dormir, para organizar alguma roupa fora do lugar ou aqueles limpas deixadas em cima da cama para guardar, não deixa para amanhã. O risco que corre é essa roupa limpa se misturar com alguma semi usada e até ir para lavagem sem ter sido usada (confesso que iss já aconteceu comigo).

4.     Não acumular roupas! Apliquei as teorias do Feng Shui (técnica milenar chinesa muito difundida para que busca harmonia e prosperidade) e confesso vem dando muito certo. “Para cada roupa nova que entra no armário sai outra usada direto pra doação”. Por exemplo tento mantar 3 calças jeans em bom estado, ai estou sempre usando uma, outra na lavagem e outra esperando armário limpa e pronta. Também evito acumular roupas gastas o que profissionalmente torna-se muito desagradável.

Ainda uma dica extra que tenho aplicado e não vou deixar de compartilhar de uma vez, mesmo que fora do tema de hoje:

5.  Com a difusão do celular ta muito fácil a pessoa te encontrar a qualquer hora do dia e ainda marcar compromissos com prazos de dias pelo simples falar do celular enquanto dirige por exemplo, nós TDAHs como lembraremos¿ Eu tenho uma tática como para pessoa é um compromisso único em relação aos teus penso sempre em que horário seria fácil ser lembrado novamente (quando estiver no escritório com a agenda a mão por exemplo), então peço a gentileza de me retornar a ligação no horário combinado ou antes um pouco do compromisso, me livro assim a obrigação de gravar mentalmente (essa me ajuda muito, confesso).

3 comentários:

  1. Vou ser sincero, nem ligo mais se meu quarto esta bagunçado, pois, por enquanto (to sempre mudando de idéia..rs) eu penso que eu preciso de um canto so meu... onde eu não me preucupe com nada...onde eu possa me refugiar depois de uma jornada de trabalho... um lugar parecido com o caos da minha mente...

    Assim eu o deixo pelo menos em um nível que dê para arrumar caso apareça visitas em casa...

    Aproveitando o comentario, Caso esteja interessado, estou vendo com os outros blogueiros TDAH, de cada um de nós fazermos um post entitulado "25 coisas sobre mim"...isso é, cada um no seu respectivo blog. Só uma idéia que não quis deichar passar....rs
    Pode ser até algo curto, para cada numeração, fica a seu critério....

    ResponderExcluir
  2. minha mãe acabou de me humilhar e dizer que as vezes até pensa em sair de casa em função da bagunça do meu quarto... eu sempre arrumo o quarto, mas quando percebo meu pai ou minha mãe já tá dizendo coisas horríveis é então que percebo a bagunça que fiz sem perceber(como se eu finalmente saísse do mundo da lua por uns instantes)...

    eu fico revoltado é que desde criança sempre tive sinais claríssimos que tinha algum distúrbio de atenção, até o médico disse antes de eu nascer que nasceria com uma possível deficiência mental...

    e agora, depois de maior estou procurando tratamento p/ tdah e minha mãe ainda fica com raiva dizendo que essa coisa não existe... por isso vou começar fazer o tratamento escondido.

    Sabe... eu não sou burro, apenas distraído. Já li muitos livros de administração, amo publicidade e linguagem de programação web... Estou começando uma startup, mas preciso do tratamento e ritalina pra conseguir fazer o empreendimento decolar de vez (pois não consigo terminar projetos que estabeleço) e mostrar para uma boa parte de pessoas que eu consigo.

    Desculpe o comentário grande... mas precisava desabafar com quem interessar.

    abraços.

    ResponderExcluir
  3. é uma pena que tenha parado com o blog... eu gostava das postagens

    ResponderExcluir

Postagens Populares

Quem sou eu

Minha foto
Santa Maria, RS, Brazil
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cruz Alta (2003). Atualmente é mestrando da Universidade Federal de Santa Maria, na área de construção civil e conforto ambiental, profissional liberal já atuou junto a Administração Pública Municipal e membro diretivo da Sociedade de Engenharia e Arquitetura de Santa Maria - SEASM. Em outro Blog que gerencio administro uma discussão pessoal sobre outro aspecto de minha vida que a fez mudar de concepção e procurar ajuda e amizades no sentido de divulgar a importância de pessoas que como eu são diagnosticadas com TDAH (Deficit de Atenção).